Autor: Daniel Handler
Editora: Cia das Letras
Ano: 2012
Páginas: 362
Minha avaliação: ★★★★
Sinopse: "Por isso a gente acabou" trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slarteronestudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico – características da personagem – e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação. Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas deste romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou. A artista Maira Kalman, autora de diversas capas da revista The New Yorker, ilustrou cada um dos objetos da narrativa, trazendo cor e descontração a esta história dolorida. Fonte: Skoob
O livro foi escrito pelo autor Daniel Handler! Que foi consagrado e conhecido a partir do seu codinome Lemony Snicket, o autor das DESVENTURAS EM SÉRIE. Livro este que virou filme e conta a história de três irmãos que perderam os pais em uma incêndio e depois são perseguidos por um Conde.
Agora falando do livro!
"Estou contando por que a gente acabou, Ed. Estou escrevendo, nesta carta, toda a verdade sobre o que aconteceu. E a verdade é que, porra, eu te amei demais."
(Página. 09)
***
O livro "Por Isso A gente Acabou", me chamou atenção primeiramente pelo título, achei que talvez fosse diferente, nunca imaginei que seria uma série de cartas, e o início seria marcado pelo final. Isso mesmo! O livro começa do fim. Do fim de um breve relacionamento entre Min Green e Ed Slarteron. Min é uma garota diferente de todas as outras garotas da escola, tem um pequeno grupo de amigos (Al, Lauren e a Jordan), caracterizado pelo clube do filme. Min e os seus amigos são fascinados por filmes antigos e vale destacar que em cada capítulo do livro Min compara determinadas situações, com cenas de filmes assistidos por ela.
Ed Slarteron, é um jogador de basquete conhecido por toda a escola por ser cocapitão do time, sendo ainda desejado e competido por todas as garotas do colégio. Tendo assim uma grande lista de ex-namoradas. Em uma festa organizada por Min e Al, para comemorar os "Dezesseis do Desgosto" de Al, Min Green e Ed Slarteron tem uma conversa casual. É lá que Min e Ed começam a conversar, é lá onde tudo começa, é lá o início do fim. Santa ingenuidade. Ambos se apaixonam. Talvez cada um pelo mundo desconhecido do outro. Talvez ela mais por ele, ou ele mais por ela. No final das conta, isso não importa. Não se pode medir o amor numa balança.
O livro - como dito anteriormente - é contado em cartas. Min após o termino resolve devolver cada presente ganhado durante o relacionamento para Ed. Todos os pertences vão em uma grande caixa azul. No livro é destinado um capítulo para cada presente, explicando a história do mesmo. O livro é um grande quebra-cabeça, onde apenas nos últimos capítulos se entende o real motivo do término. Cada capítulo é iniciado por uma ilustração do objeto comentado. É genial!
É um livro que recomendo para quem é corajoso o suficiente para amar. Então se você é, corra às livrarias!