sexta-feira, 7 de junho de 2013

Resenha: A Caminho do Verão 2#

Título: A Caminho do Verão
Autor: Sarah Dessen 
Editora: ID
Ano: 2011
Número de páginas: 416
Minha avaliação: 
Sinopse: Auden resolve passar as férias de verão em Colby, uma minúscula cidade do litoral, com o pai, sua nova esposa e Thisbe, a filha do casal e sua mais nova irmãzinha. Lá, ela revê seus conceitos em relação à madrasta, encara um emprego de férias em uma boutique totalmente demais e conhece Eli, um garoto misterioso com o qual embarca em uma busca: experimentar uma adolescência sem preocupações que lhe foi negada enquanto ele procura se recuperar de um acontecimento trágico. Junte dois solitários, uma bicicleta, um estoque infindável de madrugadas com insônia, tortas e café e… tudo pode acontecer. Fonte: Editora ID

      Conheci Sarah Dessen lendo elogios sobre um de seus livros - Just Listen. Era o meu plano lê-lo, até que... bom, não consegui encontrá-lo em nenhuma livraria. Sebos são inexistentes na minha cidade. E não sou de ler algo em pdf o que eu desejo comprar e colecionar. E inicialmente eu gostaria de guardar Just Listen comigo. Aliás, ainda quero. 

      Verificando outras páginas em sites de compras, vi que Sarah teria um outro livro. "A Caminho do Verão" fora indicado na minha busca por "produto disponível", e bom, eu não costumo contrariar o destino... o comprei. Gostei da capa. O designer me conquistou inicialmente. Daí veio a escrita da Sarah e levou o meu coração junto ela. Adorei o livro. De verdade.

     O livro conta a estória de Auden. Uma adolescente inteligente, metódica , discretamente nada sociável e com um medo incontrolável de não ser suficientemente boa, com um medo incontrolável de errar. Bingo! Achei ela parecida comigo em determinadas partes. Em muitas partes até. Mas posso adiantar que embora eu tenha sentido uma ligação existencial com Auden, ela não se tornou a minha personagem favorita da história. 

    Os pais de Auden são separados. Ela mora com a mãe - uma fantástica professora universitária e discretamente nada sociável também. O pai de Auden mora em Colby, tem uma nova esposa, com a qual acabara de ter uma filha, que recebeu o nome de Thisbe. E é lá, em Colby, que Auden decide passar as suas férias de verão. E é lá que tudo começa. Ela também tem um irmão. Um irmão nada presente. Mas o amor de ambos é imenso.

   Por ter os pais separados, uma mãe ocupada, um irmão ausente, um pai inacreditavelmente "cego", tomou desde cedo responsabilidades cabíveis à um adulto. E foi a partir disto que se privou de viver a maioria das experiências de toda adolescência. E foi mais ou menos por isso que se privou de amar.  Ao chegar em Colby, Auden sente-se deslocada. O estilo de vida da nova esposa do pai é totalmente diferente do que sua mãe escolhera para viver. O pai vive basicamente para escrever um livro que nunca está suficientemente bom. Então Auden passa a se refugiar na maior parte do tempo em seus livros - como futura universitária - e em cuidados à Thisbe - sua irmã recém-nascida.


       Por faltar muito tempo para acabar o verão e por vontade de encontrar um estágio, Auden passa a trabalhar na contabilidade da loja da sua madrasta. Na loja, Auden faz boas amigas - talvez as melhores amigas de toda a sua vida. E é vivendo nesse novo mundo - um mundo inicialmente repugnante aos seus olhos - que encontra Eli.

      Eli é o meu personagem favorito. É a minha pessoa favorita do livro. Consegue ser sarcástico sem ser chato. Inabalável sem ser presunçoso. Inteligente sem ser entendiante. E bom, acho que é a pessoa preferida de Auden também. Eles embarcam em uma amizade muito bonita. Eli tem problemas, Auden também. Eles sofrem de insônia. E é basicamente este ponto que os fazem descobrir todos os pontos que eles tem em comum. E todos os pontos que ainda podem ter. 

        É um livro excelente. Tenho várias frases marcadas. E acho que deveria ter rabiscado mais, talvez em uma releitura.

10 comentários:

  1. Achei super fofo o livro ele parece meio adolescente (eu sou adolescente) então vou ter que ler esse livro e gosatei muito de sua resenha me deixou ainda com mais vontade de ler esse livro.

    http://maylahenrikybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. É literatura juvenil, Mayla. Eu super recomendo! Teu blog é uma fofura só. Amei!

      Excluir
  2. Olá linda, tudo bem ?
    Eu passei aqui para visitar o seu cantinho, pois você deixou o seu link em meu Skoob e resolvi dar uma passadinha para conhecer. Gostei bastante. Até porque você escreve muito bem.
    E olha, eu já vi esse livro várias vezes nas livrarias, mas nunca me chamou atenção sabia ? Ele é bom mesmo ?? Porque pela resenha dá para ter uma ideia, mas é diferente perguntar ao leitor (risos)
    Nossa, vou ver se procuro ele pra comprar. Fiquei curiosa, até porque tem varios trechos que você disse que queria ter marcado e eu adoro essas coisas, ainda mais coisas que nos identificamos ou aprendemos com elas de alguma forma. Enfim...

    Olha linda, já estou te seguindo, poderia me retribuir ?
    E se puder curte minha fanpage tbm que curtirei o seu tá ?

    Se cuida e fica com Deus linda
    Seja bem vinda ao cantinho dos Lovers xDDD

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada *-*
      É realmente difícil encontrar os livros da Sarah. O destino me ajudou a encontrar esse livro. rs
      É uma literatura que eu recomendo.
      Passarei no teu blog.
      Beijão.

      Excluir
  3. Olá, boa noite ^-^
    Lindo blog, parabéns :)
    Tenho muita vontade de ler os livros da Sarah Dessen, mas ainda não achei nas livrarias; espero achar logo algum para ler ^^'
    Esse parece ser bem interessante, e fofinho.
    Parabéns pela resenha, fiquei bem curiosa para saber mais sobre a história.
    Beijinhos e boas leituras.
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isa! Obrigada pelo elogio e visita *-*
      Não irá cair no arrependimento em comprar os livros da Sarah.
      Já seguindo o teu blog. Beijão.

      Excluir
  4. Clara,
    Eu só escuto coisas boas sobra Sarah Dessen, triste não encontrarmos os livros dela facilmente aqui no Brasil, por este motivo ainda não li nada dela.
    Adorei a resenha só me deixou com mais vontade de ler algo da escritora.
    Eu já te disse que acho seu blog muito lindo neh???

    Beijos

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/p/blogroll.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patty. Obrigada. *-*
      Encontrei a Sarah lendo resenhar por aí! Espero poder ter acesso aos outros livros dela.
      Já seguindo o teu blog e babando. É lindo. Beijo.

      Excluir
  5. oi Clara, puxa que blog mais fofo, adorei, parabéns, eu recebi um recadinho seu no skoob e lá eu pedi para me seguir também. Eu já estou te seguindo e também curti sua página no face, espero que continuemos trocando recados, e espero sua visitinha lá no bisbiblogando,
    Bjinho
    bisbiblogando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu! Obrigada *-*
      Já participando do teu blog. Beijinhos.

      Excluir