sexta-feira, 7 de junho de 2013

Resenha: A Culpa é das Estrelas 1#

                                                      
Título: A Culpa é das Estrelas
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Número de páginas: 286
Minha avaliação: ★★★★★
Sinopse: Sinopse: Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante, o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A Culpa É das Estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar. Fonte: Intrínseca




         O livro conta a história do amor entre Hazel Grace Lancaster e Augustus Waters, ambos com diagnóstico de câncer. Não excluindo os outros personagens que sofrem com o câncer direto ou indiretamente, como Isaac, Patrick, Peter Van Houten e os pais de Hazel e Gus (Acostume-se, a Hazel passa a chamar Augustus assim. Gus.). Augustus tem uma amizade linda com Isaac. Isaac tem uma namorada não tão confiável assim. Hazel tem pais adoráveis e Kaitlyn uma amiga fora do eixos, mas que de qualquer maneira gosta dela. Se posso dar meu palpite, o autor utilizou Kaitlyn como um choque de realidade. Uma comparação entre o que Hazel era antes do câncer.

       Hazel e Augustus se conhecem em um Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Gus no livro é o melhor amigo de Isaac e Isaac pelo que pude perceber o melhor amigo no Grupo de Apoio de Hazel. Ambos (Isaac e Hazel) passam as reuniões suspirando um para o outro, a medida que cada comentário é discutido, como se falassem "Me tirem daqui". 

       Depois do primeiro encontro, Hazel e Gus se tornam grandes amigos. Primeiro porque eles tinham um amigo em comum, segundo porque Gus não tirou os olhos de Hazel desde o primeiro encontro. Terceiro porque o que é para acontecer, acontecerá. E quarto porque a culpa é sim das estrelas. E foi mais o menos isso o que o destino fez com eles. 

        O fato é que eu não posso fazer vocês sentirem o que eu senti ao ler este livro. O fato é que eu chorei e ri e reli e quis mais. O fato é que é um livro tão bem colocado que te deixa sem ar. Que faz com que cada palavra seja pensada, degustada, engolida. É um livro maior do que qualquer palavra que eu use para descrevê-lo. É um livro que lapída o sentimento com delicadeza infinda. Se posso corrigir agora, não é um livro, é o livro. E se o amor tiver realmente algum significado e se ninguém conseguiu responder a questão do "O que é o amor?". E se você não conseguiu responder a questão "O que é o amor?", saiba que este é o livro. Mas se você tiver certeza e posição do que seja o amor, este continua sendo o livro. 

       E sabem o que é o melhor da história? O autor trabalha o livro, como se o Câncer não fosse a única coisa que os personagens tem. Porque não é mesmo. Corram às livrarias. 




8 comentários:

  1. O livro é maravilhoso *-*
    Eu gostei muito e recomendo, se não me engano foi também um dos livros que eu li mais rápido xD
    Depois desse virei fã de John Green e estou só querendo ver como ficará a adaptação para o cinema xD
    Parabéns pela ótima resenha xDDDDD

    http://www.umomt.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente maravilhoso *-*
      Eu ganhei de aniversário de uma amiga e li super rápido. '-'
      Agora leio até a lista de supermercado do Green.
      Obrigada pela visita.
      Já passei no teu blog. Beijão.

      Excluir
  2. Aconteceu o mesmo comigo, ri e chorei e é o livro da minha estante que eu mais reli. É muito lindo! Agora vai ir para o cinema e eu estou com um pouco de medo disso, mas vamos ver né.
    Hahaha.
    Boa resenha!
    Beijos,
    Kami

    gostoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ele e "Um dia" foram os que mais reli. rs. Lindos <3
    Quanto ao cinema, espero que utilizem o livro para o roteiro. rs
    Na maioria das vezes parece que eles jogam o livro pela janela.
    Agora é aguardar e torcer.
    Já passei no teu blog. Adorei.
    Beijos.
    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Clara. Tudo bem??

    Vi sei recado no skoob e aqui estou eu...

    Adorei o que escreveu sobre o livro. Já queria lê-lo e, agora quero mais ainda!!

    Beijos!
    http://cafecomlivroo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. O livro é ótimo e realmente não dá pra descrever o que agente sente tem de ler pra saber hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Estou louca para ler.
    Beijos.

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir