quinta-feira, 13 de junho de 2013

Resenha: A Idade dos Milagres 3#

Título: A Idade dos Milagres
Autor: Karen Thompson Walker
Editora: Paralela
Ano: 2012
Número de páginas: 206
Minha avaliação: 
Sinopse: Em um sábado aparentemente comum, na Califórnia, Julia e sua família acordam e descobrem, com o resto do mundo, que a velocidade de rotação da Terra está diminuindo. Os dias e as noites vão ficando mais longos, fazendo que a gravidade seja afetada e o meio ambiente entre em colapso. Pássaros desorientados caem mortos do céu, centenas de baleias encalham na praia, as marés saem de controle. Enquanto alguns entram em pânico, outros procuram viver como se nada estivesse acontecendo, agarrando-se a qualquer custo à sua rotina e ignorando a evidência de que o fim do mundo se aproxima. Ao mesmo tempo que luta para se adaptar à nova “normalidade”, Julia tem que lidar com os problemas típicos da adolescência e os desastres do cotidiano: a crise no casamento de seus pais, a perda de antigos amigos, as amarguras do primeiro amor e o estranho comportamento de seu avô, que acredita que tudo se trata de uma conspiração do governo e passa os dias catalogando suas posses obsessivamente. Fonte: Companhia das Letras


E se o fim do mundo fosse hoje?


(a) Imagine que o dia tem 72 horas e (b) o mundo está chegando ao fim, pois (c) um fenômeno desconhecido chamado “desaceleração” está causando o aumento da duração dos dias. (d) Imagine ainda que isso te fez perder a sua melhor amiga (e) descobrir que o seu pai não é quem você pensa, enquanto (f) sua mãe está doente, e (g) o seu primeiro amor não está nem-aí-para-você. 


Sim. Isso é “A Idade dos Milagres”. 

    Narrado em primeira pessoa – por Julia já adulta, relembrando-se de quando ainda era uma garotinha de 11 anos “A Idade dos Milagres”, é realmente um livro mágico. O dia é: 06 de Outubro. Julia poderia estar tomando um sorvete com a sua melhor amiga, ou mergulhando na praia. Julia poderia estar construindo cata-ventos de papel ou resolvendo a lição de casa. Mas no dia 06 de outubro Julia olhava para o céu. 

     Você aí que agora lê, talvez algum dia imaginou o final dos tempos: bolas de fogo, a terra fugindo do eixo da gravidade, chuvas torrenciais, uma nova arca de noé, um novo noé. Ou o velho, se você preferir. E é exatamente isso o que “A Idade dos Milagres” nos trás: o final dos tempos. Mas o que realmente acontece, Clara? A inesperada e desconhecida desaceleração do planeta Terra. 

      O livro se passa na cidade da Califórnia. Fala sobre Julia, seus pais, seus amigos, a-paixão-adolescente-te-quero-agora, de Sylvia, e do fim. E quando eu digo fim, não apenas o final do mundo. Mas o final da esperança no coração das pessoas. O que, bom, é basicamente a mesma coisa. 



    A notícia da desaceleração é divulgada através da tevê. A desaceleração causava o aumento das horas do dia, ou seja, babaus 24 horas e olá, 72 horas. O dia foi trocado pela noite. Pessoas passam a dormir em plena luz do sol e a trabalhar sobre o banho da noite. Algumas pessoas recusam-se em seguir o horário dos relógios, outras em seguir o brilho do sol. E tudo se transforma num caos. É como se o mundo estivesse acabando em doses homeopáticas. De pouquinho em pouquinho. Para aliviar o coração da dor. 

     Logo quando tudo começou, pessoas contrárias ao uso de relógios passaram a mudar-se para locais onde comunidades baseavam-se pela luz solar para diferenciar dia e noite. Uma delas foi Hannah, a melhor amiga de Julia. 

     O que resta para Julia? Seth Moreno. O garoto que despertou Julia para o amor durante as trocas de horários nas aulas-de-piano-obrigadas. O garoto que Julia está apaixonada. E é basicamente ele. É Seth Moreno que salva os dias de Julia. Mesmos que sejam os últimos, ou quem sabe, apenas os primeiros. 

       É um livro que recomendo. Então você já pode ir até a livraria mais próxima. A única questão que me deixou intrigada e pensativa, foi a idade de Julia e a forma como ela amou intensamente. Achei que 11 anos não seria a idade apropriada para a garota. Já que bom, ela parecia ter bem mais. Enfim, foi a minha primeira experiência com a autora e posso afirmar que adorei a forma como ela escreve. Me sinto permitida em afirmar, já que devorei o livro numa tarde. 




8 comentários:

  1. Gostei desse livro já anotei o nome na minha lista!!!
    Respondendo sua mensagem no skoob!
    Já estou seguindo!!!
    Convido vc para visitar o meu, livrosajaneladaimaginacao.blogspot.com!!!'
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anote! AOIOEIAOIOEI
      Obrigada por seguir.
      Já seguindo o teu blog.
      Beijocas.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  2. Oi Clara ;)
    Vi seu recado no Skoob e aqui estou! o/
    Eu já li algumas resenhas desse livro e me interessou, porém toda resenha que eu lia terminava com algo "é bom, mas não muito e a autora se perde do foco do fim do mundo..." e isso me deixou com um certo medo sabe?
    Mas sua resenha renovou minha vontade de ler!!!
    Quero já!

    Essa é minha primeira vez no blog, adorei e Já tó seguindo ;)
    Se quiser passar no meu, seguir e comentar tbm eu vou amar!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
  3. Vou passar! Obrigada pela indicação. ;p
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  4. Oie Linda, tudo bem ?
    Vi que você passou em meu blog para dizer que está me seguindo e eu também voltei para dizer que também já estou viu ?
    Outra coisa, se puder, curte a minha fanpage também.

    Agora, comentando o seu post, achei bem interessante, porque é tipo de história assim que eu gosto, principalmente em filmes que sempre tem né ? Nossa...Muito bacana mesmo.
    Vou ver se coloco ele na minha lista de desejados, mas por enquanto ainda nào, porque quero evitar agora ficar comprando livros e mais livros (risos)

    Mas adorei a sua resenha. Parabens !!

    Outra coisa, depois passa no meu cantinho que tem uma postagem super bacana e gostaria muito que você desse uma olhadinha.

    beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, o livro parece ser mto com... Coloquei na minha lista de leitura, heheheh

    bjooos

    http://colecionando-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. O livro parece bem legal. Coloquei na lista aqui.

    Não o conhecia, mas tanto sinopse quanto resenha me deixaram muito curiosa.

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Clara,
    obrigada por ter me convidado pelo skoob a vir conhecer o seu blog!

    E que bom que vim conhecer o seu blog, porque através dele eu acabo de conhecer esse livro que me deixou encantada!

    Só pela sinopse eu já me vi interessada, e após ler a resenha fiquei ainda mais. Vou procurar e ler com certeza!

    Uma coisa que você falou sobre a idade da personagem, lendo a resenha não parece uma história pra ser contada por uma menina de 11 anos mesmo não, mas pelo visto isso não faz diferença no livro né? pq ela parece ter mais e tal ...
    enfim, adorei e obrigada por me apresentar ao livro!

    Bjs.
    Vícios em Três. (@viciosemtres)

    ResponderExcluir